Espanha-2014: Bottas se impõe ante Massa e leva quinto lugar

Com estratégia de duas paradas, Bottas obteve o quinto lugar no Circuito de Montmeló

Com estratégia de duas paradas, Bottas assegurou 10 pontos: vantagem sobre Massa subiu para 22 pontos

Ao se transferir para a Williams, no fim de 2013, Felipe Massa esperava assumir a condição de primeiro piloto na escuderia de Grove. O brasileiro apostava na sua experiência para recolocar o tradicional time entre os grandes da Fórmula 1. Com o motor Mercedes, a equipe renasceu, e voltou a medir forças com potências como Red Bull e Ferrari. Todavia, o ressurgimento não tem se dado pelas mãos do vice-campeão de 2008. A solução da Williams estava no cockpit de seu carro desde 2013. Nas cinco primeiras etapas do Mundial de 2014, tem sido Valtteri Bottas o piloto a liderar a escuderia. Prova disso foi o desempenho do finlandês no último domingo, 11 de maio, no GP da Espanha. Com dois pit stops, o escandinavo assegurou o quinto lugar no Circuito da Catalunya, em Montmeló, enquanto o paulista foi apenas o 13º na etapa ibérica, depois de fazer três paradas.

Com o resultado, o time de Grove passou a figurar na quinta posição do Mundial de Construtores, com 46 pontos. Desses, 34 foram obtidos por Bottas, contra 12 de Massa. Valtteri pontuou em todas as corridas disputadas até o momento, ficando em duas delas entre os cinco primeiros – além do GP da Espanha, foi quinto no GP da Austrália, em Melbourne. Felipe, por sua vez, apareceu na zona de pontos em apenas duas oportunidades – ficou em sétimo no GP da Malásia, em Sepang, e no GP do Bahrein, em Sakhir. Diante deste cenário, é inegável: Bottas está levando a melhor na disputa interna contra Massa.

Massa errou na volta de classificação e adotou estratégia de três pit stops: fim de semana para esquecer

Massa errou na volta de classificação e adotou estratégia de três pit stops: fim de semana para esquecer

A dupla da Williams desembarcou em Barcelona sabedora de que, no circuito espanhol, tomaria real ciência do potencial do FW36 para o restante da temporada. Afinal, o seletivo traçado catalão é conhecido por todos os times da categoria, uma vez que lá são realizados, anualmente, os testes da pré-temporada. Após o primeiro dia de treinos, na sexta-feira, Felipe anotou 1m27s824 e ficou com o oitavo tempo, a 2s300 de Lewis Hamilton (Mercedes), o mais rápido com 1m25s524. Valtteri, por sua vez, fez 1m28s698, o 14º do dia, a 3s174 de Hamilton. Porém, o brasileiro testou novos componentes no carro, diferentemente do finlandês, que sequer treinou no primeiro treino livre – seu cockpit foi ocupado pelo terceiro piloto da Williams, o também brasileiro Felipe Nasr.

Ainda assim, Bottas se mostrou satisfeito com o desempenho da equipe de Frank Williams na sexta, em Montmeló. “Foi um dia de sucesso. A eficácia dos nossos novos produtos atendeu a expectativa de todos. Mas é claro que agora está difícil entender o nosso posicionamento visando aos treinos de classificação. Entrei na pista com o carro que tinha o pacote antigo. A diferença dos tempos é muito grande. Além disso, sempre me faltava estabilidade. Eu não tenho trabalhado com as novas peças. Felipe teve sucesso com elas. Por isso, eu tenho a impressão de que amanhã (sábado) o carro vai estar mais competitivo”, analisou.

Com o set up do carro de Felipe, Valtteri assegurou o quarto lugar do grid da prova espanhola

Com o set up do carro de Felipe, Valtteri assegurou o quarto lugar do grid da prova espanhola

A profecia de Valtteri se cumpriu nos treinos oficiais, no sábado. A Williams conseguiu um acerto eficiente para o FW36 no qualificatório. Tanto que Bottas e Massa avançaram para o Q3. A diferença ficou no desempenho dos pilotos: enquanto o brasileiro errou em sua última tentativa, o finlandês acertou. Dessa forma, Valtteri conquistou o quarto lugar no grid, com 1m26s632, a 1s400 de Hamilton, o pole com 1m25s232. Massa amargou o nono lugar, com 1m27s420, a 2s188 de Lewis.

Bottas celebrou sua volta no fim, mas ressaltou que teve dificuldades para encontrar um acerto para o carro. “O quarto lugar é encorajador, porque tem sido um fim de semana muito difícil para mim. Felizmente, fizemos grandes mudanças para a classificação e finalmente ganhamos velocidade”, disse Valtteri, que reconheceu ter copiado os dados do carro de Massa. “Notei uma coisa diferente em termos de acerto no carro de Felipe. O treino livre desta manhã foi difícil para mim, por isso decidi mudar, porque era melhor do que ficar onde estávamos, ainda brigando com o carro”.

Na largada, o finlandês da Williams chegou a emparelhar com as Mercedes, mas se manteve em terceiro

Na largada, o finlandês da Williams chegou a emparelhar com as Mercedes, mas ficou com o 3º lugar

A corrida

A largada do GP da Espanha foi crucial para o desfecho de Bottas na corrida. Mesmo saindo no lado sujo do grid, o finlandês da Williams saltou bem e chegou a emparelhar com os hegemônicos Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Entretanto, os carros alemães se mantiveram nas duas primeiras posições. Valtteri completou a volta 1 em terceiro, seguido por Daniel Ricciardo (Red Bull), Romain Grosjean (Lotus), Kimi Raikkonen (Ferrari), Fernando Alonso (Ferrari) e Massa.

Enquanto Hamilton e Rosberg sumiam na ponta, Bottas segurava o segundo pelotão. O panorama seguiu inalterado até a volta 16, quando Ricciardo decidiu antecipar sua primeira parada e foi aos boxes. O australiano, que tirou seus pneus médios desgastados, se fez valer dos novos compostos médios e superou Bottas após o finlandês realizar sua troca, na volta 21. Novamente com pneus médios, Valtteri segurou o quarto lugar até a segunda parada, na volta 46. No retorno à pista, já com compostos duros, se viu na sexta posição, atrás de Alonso e Sebastian Vettel (Red Bull).

Bottas segurou Ricciardo na primeira parte do GP: australiano superou o finlandês após antecipar seu 1º pit stop

Bottas segurou Ricciardo no início do GP: australiano superou o finlandês após antecipar seu 1º pit stop

Com as paradas de Seb, na volta 53, e de Fernando, na 54, Valtteri recuperou o quarto lugar. Todavia, o desempenho de Bottas com pneus duros não foi satisfatório, o que permitiu a aproximação de Vettel. Com novos pneus médios, o alemão da Red Bull logo se aproximou do finlandês da Williams. Na volta 63, a quatro do final, Sebastian ultrapassou Valtteri e garantiu o quarto posto.

Apesar de perder a chance de atingir seu melhor resultado na carreira até o momento, Bottas deixou Montmeló satisfeito com o quinto lugar. “Estou bem feliz pela equipe. Foram 10 pontos, o que é muito bom. Conseguimos o mesmo resultado de Melbourne. Aqui, retiramos o máximo dos pneus, da estratégia e do carro, então acho que devemos estar felizes. Foi uma pena o Vettel passar no final, mas ele veio muito rápido, não tinha nada que eu pudesse fazer”, avaliou o finlandês.

Com 34 pontos em cinco corridas, Valtteri é 7º no Mundial de Pilotos

Com 34 pontos em cinco corridas, Valtteri é 7º no Mundial de Pilotos

Anúncios

Sobre contosdaf1

Desde 1981, um amante de automobilismo. E veio desde o registro, quando no cartório seu pai foi questionado se queria colocar o nome "Willians" no garoto. "Esse é o nome de uma escuderia. Pode dar problema para ele no futuro", disse a escrivã. Hoje em dia, a equipe Williams voltou a se destacar, enquanto o menino segue o destino. Jornalista, nascido em Santos, cobriu os GPs do Brasil de 2005 a 2009 em Interlagos pelo jornal A Tribuna. Acompanha a Fórmula 1 religiosamente desde 1986. Pretende fazer isso até seus últimos dias. Afinal, o faz desde o primeiro.
Esta entrada foi publicada em Espanha, Felipe Massa, Frank Williams, Montmeló, Valtteri Bottas, Williams. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s