Mônaco-1998: Arrows obtém quarto com Salo no Principado

Dono de bons desempenhos em Mônaco, Mika Salo obteve o quarto lugar na etapa de 1998

Dono de bons desempenhos em Mônaco, Mika Salo obteve o quarto lugar na etapa de 1998

Nascido em Helsinque em 30 de novembro de 1966, o finlandês Mika Salo já era considerado um piloto estabelecido na Fórmula 1 em 1998. E essa consolidação deveu-se, sobretudo, aos seus resultados em Mônaco. Em três participações, entre 1995 e 1997, pela Tyrrell, teve bons desempenhos. Na primeira vez no Principado, abandonou; nas duas provas seguintes, obteve dois quintos lugares de forma pitoresca: em 1996, na etapa vencida por Olivier Panis, Salo deixou a corrida na volta 70, mas pontuou por não haver outros carros em ação; no ano seguinte, debaixo de muita chuva, o escandinavo não fez nenhuma parada nos boxes, um feito inédito na era onde o reabastecimento era permitido, e assegurou o top 5.

Depois de três temporadas pela escuderia de Ken Tyrrell, Salo decidiu encarar um novo desafio em 1998. Acertou sua transferência para a Arrows. No time de Tom Walkinshaw, Mika substituiria Damon Hill. O campeão de 1996, que obteve um brilhante pódio no GP da Hungria de 1997, foi para a Jordan. Sem o britânico, Walkinshaw apostou no finlandês para ser companheiro do brasileiro Pedro Paulo Diniz. Apesar de esperançoso, Salo encontrou muitos problemas na Arrows. O carro não era equilibrado. Além disso, sofria com a falta de potência dos motores Hart, produzidos numa parceria com a própria equipe.

Nas cinco primeiras etapas de 1998, Salo enfrentou problemas com o fraco motor Hart de seu Arrows

Nas cinco primeiras etapas de 1998, Salo enfrentou problemas com o fraco motor Hart de seu Arrows

Nas cinco primeiras etapas de 1998, Salo só encontrou decepção: abandonou quatro vezes, sendo duas por quebra do motor, e duas por falha na caixa de câmbio. Só completou o GP de San Marino, em Imola, onde foi apenas nono. Mas eis que Mônaco voltou a surgir na carreira de Salo. No Principado, o espírito do finlandês parecia se renovar. Ali, nem mesmo um carro problemático seria capaz de destruir a aura de Mika. O escandinavo estava consciente de que as características do circuito – travado e sem pontos de ultrapassagens – poderiam lhe beneficiar. Por conta disso, tratou de readquirir a confiança para o fim de semana.

Numa pista onde o motor não era preponderante, Salo fez valer sua habilidade nas ruas de Mônaco. Destemido, tirava tinta dos guard rails.  O resultado disso: um inesperado oitavo lugar no grid de largada para a etapa monegasca. O finlandês da Arrows anotou 1m22s144, uma volta espetacular e inesperada, sendo 0s2 mais veloz que Diniz, 12º com 1m22s355. O escandinavo foi superado apenas pelas duplas da McLaren (Mika Hakkinen, o pole com 1m19s798, e David Coulthard), Ferrari (Michael Schumacher e Eddie Irvine), Benetton (Giancarlo Fisichella e Alexander Wurz) e Heinz-Harald Frentzen (Williams).

Profundo conhecedor do Principado, Mika estava ciente de que seria uma prova de resistência

Profundo conhecedor do Principado, Mika estava ciente de que seria uma prova de resistência

A boa colocação no grid dos dois carros da Arrows deixou Salo confiante. Era a melhor posição de largada dele em Mônaco na carreira. Melhor do que ninguém, Mika sabia que correr no Principado era uma prova de resistência. Com essa mentalidade, foi para a etapa, disputada em 24 de maio de 1998. Após saltar bem, contornou de forma cautelosa a Saint Devote, a primeira curva do circuito. Ainda assim, permaneceu em oitavo. O finlandês ganharia uma posição na volta 10, por conta do acidente de Frentzen. Na volta 18, Mika ingressou na zona de pontos graças ao abandono de Coulthard, por problemas no motor.

Salo ficou em sexto até a volta 38. Naquela passagem, Schumacher se envolveu num acidente com Wurz e teve seu Ferrari danificado, caindo para a última posição. Com isso, o escandinavo da Arrows ascendeu para o quinto lugar. Ali seguiu até a volta 42, quando fez seu pit stop para reabastecimento e troca dos pneus Bridgestone. No retorno, se viu em sexto, atrás de Jean Alesi (Sauber). Na passagem seguinte, Wurz sofreu um acidente no túnel, abandonando a etapa. Com isso, Mika retomou o quinto lugar. Na volta 55, Alesi fez sua parada nos boxes, o que colocou o escandinavo em quarto.

Salo assumiu o quarto lugar após a parada de box de Jean Alesi (Sauber)

Salo assumiu o quarto lugar após a parada de box de Jean Alesi (Sauber)

A partir dali, bastou ‘levar a criança para casa’. Salo ficou atrás apenas de Hakkinen, o vencedor, Fisichella e Irvine. Aliás, apenas os quatro completaram o GP na mesma volta. Jacques Villeneuve (Williams) foi o quinto, enquanto Diniz completou o top 6 depois de quase se envolver em um acidente com Schumacher, que tentava tirar uma volta de desvantagem.

Ver Mika e Pedro Paulo na zona de pontos iniciou uma grande festa na Arrows, que não via seus dois carros no top 6 havia quase 10 anos – a última vez havia sido no GP da Itália de 1988, em Monza, quando Eddie Cheever foi o 3º e Derek Warwick, o 4º. Porém, para Salo, os três pontos obtidos no Principado foram os únicos conquistados por ele naquela temporada.

Anúncios

Sobre contosdaf1

Desde 1981, um amante de automobilismo. E veio desde o registro, quando no cartório seu pai foi questionado se queria colocar o nome "Willians" no garoto. "Esse é o nome de uma escuderia. Pode dar problema para ele no futuro", disse a escrivã. Hoje em dia, a equipe Williams voltou a se destacar, enquanto o menino segue o destino. Jornalista, nascido em Santos, cobriu os GPs do Brasil de 2005 a 2009 em Interlagos pelo jornal A Tribuna. Acompanha a Fórmula 1 religiosamente desde 1986. Pretende fazer isso até seus últimos dias. Afinal, o faz desde o primeiro.
Esta entrada foi publicada em Arrows, Jean Alesi, Mônaco, Mika Salo, Pedro Paulo Diniz, Sauber, Tom Walkinshaw, Tyrrell. ligação permanente.

2 respostas a Mônaco-1998: Arrows obtém quarto com Salo no Principado

  1. Lucas Kenedy diz:

    A última vez que Mika Salo pontuou em Mônaco foi na etapa de 2000, a onde terminou em 5° lugar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s