Itália-2013: Hulkenberg põe a sofrível Sauber no top 5

Depois de alinhar seu Sauber na 3ª posição do grid, Hulk fez bonito em Monza: superado apenas por Red Bull e Ferrari

Após alinhar seu Sauber na 3ª posição do grid, Hulk fez bonito em Monza: superado só por Red Bull e Ferrari

Nico Hulkenberg fez milagre no fim de semana do GP da Itália de 2013. O alemão carregou seu sofrível Sauber nas costas e brilhou em Monza. Com pé pesado e braço forte, Hulk surpreendeu já no sábado, quando alinhou o carro da escuderia de Peter Sauber na terceira posição do grid, atrás somente da dupla da Red Bull – Sebastian Vettel e Mark Webber. Na corrida, disputada em 8 de setembro, Nico acabou sendo superado pelos ferraristas Fernando Alonso e Felipe Massa na largada, mas manteve um bom ritmo e finalizou a etapa italiana na quinta posição.

Na situação deplorável em que se encontra a Sauber, os 10 pontos obtidos por Hulkenberg tiveram o sabor de uma doce vitória. Aliás, foi a melhor prova de Nico na escuderia até aqui. O desfecho desta história, porém, parecia ser outro. Ainda mais após os treinos de sexta-feira: o germânico foi apenas o 16º mais veloz do dia. A título de comparação, seu companheiro de escuderia, o mexicano Esteban Gutiérrez, ficou na 12ª posição.

Na sexta, Hulk não se sentiu à vontade em Monza. No sábado, o panorama mudou, e Nico agradeceu aos mecânicos da Sauber

Na sexta, Hulk não se sentiu à vontade em Monza. No sábado, o panorama mudou

Contudo, veio o sábado. No terceiro treino livre, antes do classificatório, Hulk figurou no 12º lugar, uma posição à frente de Gutiérrez. A boa performance, porém, não animava o alemão para os treinos oficiais. Foi quando veio o Q1. A volta de Nico (1m24s776) o colocou no top 10, a apenas quatro décimos de Vettel. A confiança aumentou no box da Sauber após o Q2: na última volta da sessão, o tedesco anotou 1m24s345. Com esse tempo, era o quinto mais veloz. Hulk estava no Q3 pela quarta vez no ano.

Na sessão que reúne os 10 mais velozes do grid, Hulkenberg mais uma vez surpreendeu. Na volta final do treino, o alemão colocou a Sauber na terceira posição, com 1m24s065. Foi superado apenas por Vettel e Webber, ambos da Red Bull, os únicos a andar na casa de 1m23. Se colocou à frente de Massa e Alonso, a dupla da Ferrari. Um feito e tanto. “É uma agradável surpresa para nós, especialmente depois de uma sexta-feira tão difícil. Os caras (mecânicos da Sauber) fizeram um grande trabalho para me dar um carro competitivo hoje (sábado), e eu acabei tendo uma volta muito boa”, analisou Nico.

Em Monza, Hulkenberg fez o que parecia impossível: posar para uma foto oficial com Vettel e Webber

Em Monza, Hulkenberg fez o que parecia impossível: posar para uma foto oficial com Vettel e Webber

Largar em terceiro significava o segundo melhor grid da vida de Hulkenberg – o alemão foi pole com a Williams no GP do Brasil de 2010, em Interlagos. Isso gerou expectativas para Nico. Contudo, teria que domar os ferraristas. Ao apagar das luzes vermelhas, Hulk não teve chance contra Felipe e Fernando: ambos superaram o alemão da Sauber na freada da primeira variante de Monza. Na quinta posição, passou a se preocupar com os avanços do xará Nico Rosberg (Mercedes).

Logo na freada da curva 1, Hulkenberg foi superado por Massa e Alonso

Logo na freada da curva 1, Hulkenberg foi superado por Massa e Alonso

A pressão de Rosberg sobre Hulkenberg foi intensa, mas o alemão da Sauber soube controlar o ímpeto do compatriota da Mercedes. Tanto que, até a volta 23, segurou o quinto lugar com maestria. Na volta 24, Hulk foi para os boxes fazer sua única parada. Lá, trocou os pneus médios pelos duros. No retorno à pista, se viu em oitavo. Duas voltas depois, foi a vez de Rosberg fazer seu pit. No retorno, ainda estava atrás do piloto da Sauber.

Na volta 29, Kimi Raikkonen (Lotus) foi para os boxes, fazendo Hulkenberg retomar o quinto lugar. Entretanto, Nico estava sob pressão do outro piloto da Mercedes, Lewis Hamilton. Na volta 32, Hamilton superou Hulk. Ainda assim, a estratégia de Lewis era diferente, e o inglês campeão de 2008 teria de fazer outro pit stop, o que ocorreu na volta 38.

Duelo de Nicos em Monza: Hulk foi pressionado o tempo todo por Rosberg, mas resistiu aos ataques do piloto da Mercedes

Hulk foi pressionado o tempo todo por Rosberg, mas resistiu aos ataques do piloto da Mercedes

A partir dali, Rosberg passou a pressionar Hulkenberg, fazendo-o se aproximar de Massa. O alemão da Sauber recebeu a bandeirada em quinto, 0s994 atrás do brasileiro da Ferrari e 0s644 à frente do compatriota da Mercedes. Vettel venceu em Monza, seguido por Alonso e Webber. Apesar da 32ª vitória de Sebastian, ‘o germânico-sensação’ da vez foi o da Sauber.

“Foi um grande resultado e, depois de ontem, outra grande performance da equipe também. Estou muito feliz e esse quinto lugar foi um resultado ideal. Apesar de ter iniciado a corrida em terceiro, era claro que não tínhamos condições de nos manter à frente das Ferrari e das Red Bull. Simplesmente não era realista”, disse Hulkenberg. “Mas o ritmo era bom e, especialmente no fim, eu consegui me aproximar um pouco dos ponteiros. Consegui também manter uma Mercedes atrás, e Nico não estava disposto a perdoar nenhum erro”.

Bandeirada final para Hulkenberg deu início à festa nos boxes da Sauber

Bandeirada final para Hulkenberg deu início à festa nos boxes da Sauber 

Advertisements

Sobre contosdaf1

Desde 1981, um amante de automobilismo. E veio desde o registro, quando no cartório seu pai foi questionado se queria colocar o nome "Willians" no garoto. "Esse é o nome de uma escuderia. Pode dar problema para ele no futuro", disse a escrivã. Hoje em dia, a equipe Williams voltou a se destacar, enquanto o menino segue o destino. Jornalista, nascido em Santos, cobriu os GPs do Brasil de 2005 a 2009 em Interlagos pelo jornal A Tribuna. Acompanha a Fórmula 1 religiosamente desde 1986. Pretende fazer isso até seus últimos dias. Afinal, o faz desde o primeiro.
Esta entrada foi publicada em Esteban Gutiérrez, Itália, Monza, Nico Hulkenberg, Sauber. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s