Austrália-1989: um show do intrépido Satoru Nakajima

Nakajima foi protagonista na Austrália-1989: quarto lugar e volta mais rápida

Nakajima foi protagonista em Adelaide: quarto lugar e volta mais rápida

No dia 5 de novembro de 1989, a Fórmula 1 disputava a última etapa daquela que foi uma das mais ferozes temporadas de todos os tempos. O Mundial chegava decidido à Austrália. Todavia, as sequelas do duelo entre Alain Prost e Ayrton Senna ainda eram evidentes. O confronto entre os pilotos da McLaren deixou cicatrizes abertas. Todos estavam de olho no reencontro do francês, campeão após jogar seu carro sobre Senna no Japão, com o brasileiro. Qual seria o comportamento de ambos? Haveria um combate final?

Todas as perguntas ficariam sem respostas. Quem brilhou no GP da Austrália de 1989 foi o intrépido Satoru Nakajima (Lotus). Sim, nobre leitor: o inconsequente japonês fez a melhor corrida de sua carreira no circuito de rua de Adelaide. Ele superou todos os desafios possíveis numa prova. Pista molhada, acidentes e um péssimo carro não foram obstáculos para Satoru. Enquanto Prost e Senna sucumbiam, Nakajima recebia a bandeira quadriculada em quarto, com direito a volta mais rápida da etapa.

A prova de Adelaide marcou a despedida de Satoru da Lotus após três temporadas

A prova de Adelaide marcou a despedida de Satoru da Lotus após três temporadas

Nakajima desembarcou na Oceania sem pontos no Mundial de Pilotos. Mas havia uma justificativa: o Lotus-Judd era sofrível. Tanto que seu companheiro de equipe, o célebre tricampeão Nelson Piquet, somava apenas 12 pontos na temporada. O fundo do poço aconteceu no GP da Bélgica, quando o brasileiro e o japonês não conseguiram classificar a Lotus para a corrida. Piquet queria que 1989 acabasse o quanto antes. Satoru também. Ambos já estavam acertados com Benneton e Tyrrell, respectivamente, para 1990.

Nos treinos, Nakajima obteve a 23ª posição com 1m20s066. Para se ter uma ideia, o japonês se livrou da não-classificação para o GP da Austrália por apenas 0s3. A diferença dele para o tempo da pole, feito por Senna, foi de distantes 3s401. Piquet foi um pouquinho melhor – figurou em 18º no grid, com 1m19s392. A despedida de Satoru da Lotus parecia fadada a um retumbante fracasso. Só uma ajuda dos céus mudaria o destino do japonês. E ela viria traduzida em água. Muita água.

Nakajima sobreviveu à pista molhada; Senna, Mansell e Piquet sucumbiram

Com maestria, Nakajima sobreviveu à pista molhada de Adelaide

A pista estava alagada. Um dilúvio despencava sobre Adelaide. A largada foi adiada em 30 minutos. Nada da tempestade parar. A corrida começaria assim. Veio a luz verde. Com o título de tricampeão assegurado, Prost anunciou que daria uma volta e abandonaria a prova. Dito e feito. O resto do grid se digladiava nas ruas encharcadas, exceto JJ Lehto (Onyx), cujo carro fica parado na pista. A prova seria paralisada e um novo procedimento de largada teria de ser realizado.

Nova largada. E um show de rodadas e acidentes se iniciou em Adelaide. René Arnoux (Ligier), Philippe Alliot (Lola), Gerhard Berger (Ferrari), Derek Warwick (Arrows) e Andrea de Cesaris (Dallara) não resistiram ao temporal. Senna, o líder, encheu a traseira de Martin Brundle (Brabham) e também deixou a prova. Isso em apenas 13 voltas. Naquele instante, Nakajima era um sobrevivente – já figurava na sétima posição.

Em 15 voltas, Satoru subiu 18 posições - saiu de 23º para o 5º lugar

Em 15 voltas, Satoru subiu 18 posições – saiu de 23º para o 5º lugar

Duas voltas depois, Satoru se aproveitou dos problemas de Pierluigi Martini (Minardi) e Nigel Mansell (Ferrari) para assumir o quinto lugar. Em apenas 15 voltas, o japonês da Lotus avançava 18 posições. Não importava se por conta dos azares dos adversários. Nakajima mostrou uma regularidade surpreendente para um notório desastrado. À frente do nipônico, apenas Thierry Boutsen (Williams), Alessandro Nannini (Benneton), Riccardo Patrese (Williams) e Eddie Cheever (Arrows).

Na volta 24, Satoru passou por Cheever. A quarta posição era dele. A partir daí, Nakajima imprimiu um ritmo fortíssimo. A chuva diminuiu, e o desempenho do japonês aumentou. Incrivelmente, a Lotus era o carro mais veloz de Adelaide. O nipônico era constantemente mais veloz que Boutsen, Nannini e Patrese. Tão mais rápido que passou a visualizar o italiano da Williams. O pódio se tornou realidade.

Satoru fez a festa dos fãs japoneses; Adelaide-1989 foi seu ápice

Satoru fez a festa dos fãs japoneses; Adelaide-1989 foi seu ápice

Na volta 64 (a seis do final da etapa, que terminou no limite das 2 horas), o japonês da Lotus anotou a volta mais rápida do GP da Austrália – 1m38s480 – e colou em Patrese. Quando a ultrapassagem parecia certa, um vacilo de Satoru acabou lhe custando o pódio. O samurai das pistas ganhou a bandeirada a 4s de Riccardo, o terceiro. A vitória ficou com Boutsen, seguido por Nannini. Mas o show foi de Satoru Nakajima. Sem dúvida, a melhor apresentação da vida do herói nipônico.

Advertisements

Sobre contosdaf1

Desde 1981, um amante de automobilismo. E veio desde o registro, quando no cartório seu pai foi questionado se queria colocar o nome "Willians" no garoto. "Esse é o nome de uma escuderia. Pode dar problema para ele no futuro", disse a escrivã. Hoje em dia, a equipe Williams voltou a se destacar, enquanto o menino segue o destino. Jornalista, nascido em Santos, cobriu os GPs do Brasil de 2005 a 2009 em Interlagos pelo jornal A Tribuna. Acompanha a Fórmula 1 religiosamente desde 1986. Pretende fazer isso até seus últimos dias. Afinal, o faz desde o primeiro.
Esta entrada foi publicada em Adelaide, Andrea de Cesaris, Arrows, Austrália, Brabham, Dallara, Derek Warwick, Eddie Cheever, JJ Lehto, Lola, Lotus, Martin Brundle, Minardi, Onyx, Phillipe Alliot, Pierluigi Martini, Satoru Nakajima. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s