Mônaco-1958: Bernie Ecclestone, um fracassado… como piloto

Bernie Ecclestone assumiu o cockpit da Connaught no GP de Mônaco de 1958

Bernie Ecclestone assumiu o cockpit da Connaught no GP de Mônaco de 1958

Em 28 de outubro de 1930, nascia na cidade de Suffolk, na Inglaterra, um dos personagens mais importantes da história da Fórmula 1. Bernard Charles Ecclestone, ou simplesmente Bernie, veio ao mundo nesta data. Se a categoria se tornou a gigante que é, muito deve a esse baixinho de 1m59 – e vice-versa. Dono de um das maiores fortunas da Grã-Bretanha, Ecclestone profissionalizou o circo, promovendo-o nos cinco cantos do planeta.

Apesar de bem-sucedido desde os tempos de construtor (foi chefe da Brabham nos anos 1970 e 1980) até os dias atuais – está à frente da Formula One Management (FOM) -, Bernie tem uma grande frustração na vida: foi um fracasso como piloto. Sim, o britânico sonhou em rivalizar com Juan Manuel Fangio, Stirling Moss e cia. em meados dos anos de 1950. Todavia, foi uma tremenda ilusão.

Um acidente em prova da F3 em Brands Hatch em 1953 mudou os planos de Bernie

Um acidente em prova da F3 em Brands Hatch em 1953 mudou Bernie

Sua paixão pelo automobilismo começou cedo, ainda na década de 1940. Porém, um grande golpe mudaria o rumo do jovem Ecclestone. Em 1953, sofreu um grave acidente em Brands Hatch durante uma prova de Fórmula 3 – seu carro voou e Bernie ficou ferido. Isso o fez desistir de correr com frequência.

Em 1956, Ecclestone se retirou das pistas para se dedicar a um outro ramo do esporte a motor. O inglês apostou em ingressar na Fórmula 1 como construtor. E isso aconteceu em 1958. Com apenas 27 anos, Bernie, àquela altura um bem-sucedido vendedor de motos, adquiriu dois carros da Connaught, uma pequena equipe que obtinha raríssimos resultados na época.

Enfim, na Fórmula 1: dois carros da Connaught foram adquiridos por Bernie

Enfim, na Fórmula 1: dois carros da Connaught foram adquiridos por Bernie

Guardadas as devidas proporções, a Connaught de 1958 estava para uma Caterham de 2012 – ou seja, quase uma carroça. Ecclestone comprou carros usados do time, que estava em crise financeira, para correr pelo Mundial. Todavia, Bernie não tinha dinheiro suficiente para manter uma escuderia para toda temporada. Nem mesmo mecânicos tinha – era apenas um, e nada mais.

Pilotos, então, era um luxo. Além de proprietário de dois carros, Ecclestone era empresário do piloto britânico Stuart Lewis-Evans. Foi Bernie quem colocou Lewis-Evans na Vanwall. A parcela que cabia ao jovem construtor ia para a equipe. Porém, não tinha quem guiasse seus Connaught. Ecclestone não se intimidou: tratou de estrear na Fórmula 1 no GP de Mônaco, que seria disputado em 18 de maio daquele ano.

Insatisfeito com seus pilotos, Bernie foi tentar a sorte em Mônaco: grande fiasco

Insatisfeito com seus pilotos, Bernie foi tentar a sorte em Mônaco: grande fiasco

Mas quem iria pilotar os carros? O norte-americano Bruce Kessler e o britânico Paul Emery estavam inscritos para a prova, mas decepcionaram. Em nome do sonho e de colocar um carro entre os 16 do grid, Bernie se prontificou a tentar classificar o defasado Connaught para a prova monegasca. Ele substituiu Kessler e partiu para a pista em busca do sonho.

Em suma: a experiência foi um completo fiasco. Ecclestone fez o pior tempo do treino classificatório, ficando de fora da corrida. De fora do circuito, viu o GP de Mônaco ser vencido por Maurice Trintignant (Cooper), com Luigi Musso (Ferrari) em segundo e Peter Collins (Ferrari) em terceiro.

Em Silverstone, palco do GP da Inglaterra, Bernie se inscreveu nos treinos, ao lado de seus pilotos – desta vez, os britânicos Jack Fairman e Ivor Bueb guiariam pela Connaught. Diferentemente de Mônaco, Ecclestone não foi para a pista. Mesmo assim, seu nome aparece nos dados oficiais da Fórmula 1 constando na lista da prova inglesa como “não classificado”.

Bernie se inscreveu para correr em Silverstone, mas não pilotou seu Connaught

Bernie se inscreveu para correr em Silverstone, mas não pilotou seu Connaught

Para a tristeza de Ecclestone, aquela seria a última vez que veria seu nome atrelado à lista de pilotos. Bueb e Fairman se classificaram para a prova em 17º e 19º lugares, respectivamente, num grid de 20 carros. Jack abandonou a etapa de Silverstone na volta 7 com problemas de motor, enquanto Ivor deixou a corrida na volta 19 por problemas na bomba de óleo.

No fim de 1958, no GP de Marrocos, Stuart Lewis-Evans morreu em decorrência da explosão de seu Vanwall. A tragédia mexeu com a Fórmula 1. A escuderia de Lewis-Evans não faria mais uma temporada completa, enquanto Ecclestone, amargurado, deixou o circo. A paixão e o tino para negócios falariam mais alto e ele retornaria à categoria máxima do automobilismo em 1972. Entretanto, nunca mais dentro de um cockpit.

São raras as cenas de Ecclestone no cockpit da Fórmula 1: histórica frustração

São raras as cenas de Ecclestone no cockpit da Fórmula 1: histórica frustração

Anúncios

Sobre contosdaf1

Desde 1981, um amante de automobilismo. E veio desde o registro, quando no cartório seu pai foi questionado se queria colocar o nome "Willians" no garoto. "Esse é o nome de uma escuderia. Pode dar problema para ele no futuro", disse a escrivã. Hoje em dia, a equipe Williams voltou a se destacar, enquanto o menino segue o destino. Jornalista, nascido em Santos, cobriu os GPs do Brasil de 2005 a 2009 em Interlagos pelo jornal A Tribuna. Acompanha a Fórmula 1 religiosamente desde 1986. Pretende fazer isso até seus últimos dias. Afinal, o faz desde o primeiro.
Esta entrada foi publicada em Bernie Ecclestone, Bruce Kessler, Connaught, Inglaterra, Ivor Bueb, Jack Fairman, Marrocos, Mônaco, Paul Emery, Silverstone, Stuart Lewis-Evans, Vanwall. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s