Canadá-1997: azar de Panis dá ponto a Nakano

Shinji Nakano conquistou seu primeiro ponto na carreira no GP do Canadá de 1997

Shinji Nakano conquistou seu primeiro ponto na carreira no GP do Canadá de 1997

Imagine o seguinte cenário: você é notadamente inferior ao seu parceiro de equipe. Nunca obtém sucesso ao tentar superar seu companheiro. Quando ninguém espera, é você, e não ele, que pontua. Todavia, só com o fracasso alheio, a glória surgiu. Se Shinji Nakano quiser recordar como conquistou o sexto lugar no GP do Canadá de 1997, disputado em 15 de junho daquele ano, terá de dar os créditos pelo feito a Olivier Panis, que dividia a Prost-Mugen Honda com o piloto japonês. Não fosse o sério acidente sofrido pelo francês em Montreal, Nakano não celebraria o primeiro ponto de sua carreira.

Nascido em 1º de abril de 1971 na cidade japonesa de Tóquio, Shinji só conseguiu o assento na Prost graças a dinheiro, muito dinheiro. Entrou na Prost, escuderia capitaneada por Alain Prost. O tetracampeão comprou a Ligier e passou a utilizar a estrutura montada pelo antigo chefe da equipe, Guy Ligier. Alain teria Panis como primeiro piloto do time. Olivier estava com crédito. Em 1996, venceu o GP de Mônaco. Liderar a nova fase da escuderia seria natural para o francês. Nakano teria a seu favor apenas o fato da Mugen Honda ter bancado seu ingresso na Prost.

Alain Prost só aceitou Nakano na escuderia por imposição da Mugen Honda

Alain Prost só aceitou Nakano na escuderia por imposição da Mugen Honda

Shinji tinha total consciência de que Panis era o dono do pedaço. Estava ali para aprender e convencer Alain de que tinha alguma capacidade para permanecer no time em 1998. Por outro lado, Olivier estava ambientado na escuderia e conquistava uma sequência de bons resultados, como o terceiro lugar no GP do Brasil, em Interlagos. Mas o ápice viria no GP da Espanha, sexta etapa do Mundial. Em Barcelona, o francês obteve o segundo lugar, atrás apenas do vencedor e futuro campeão daquele ano, Jacques Villeneuve (Williams).

Com dois pódios, Panis chegava a Montreal como terceiro do Mundial, com 15 pontos. À frente dele somente Michael Schumacher (Ferrari), com 27, e Villeneuve, com 30. Enquanto Olivier media força com os pilotos de ponta, Nakano tinha como melhor resultado o sétimo lugar na estreia na categoria, no GP da Austrália. O japonês tinha consciência de que, se não mostrasse um bom resultado, seria sacado do time. O GP do Canadá seria um divisor de águas para Shinji. E foi, literalmente.

No Circuito Gilles Villeneuve, a Prost não mostrava grande forma nos treinos. Tanto que Panis obteve um modesto 10º lugar no grid. Nakano, então, foi pior: largaria na pífia 19ª posição, com 1s3 de desvantagem para Olivier. A corrida dava sinais de que seria um novo martírio para o japonês. Após a largada, porém, a sorte começou a sorrir para Shinji: Panis se chocou com Mika Hakkinen (McLaren) e Eddie Irvine (Ferrari). Olivier caiu para último, e o finlandês e o irlandês deixaram a prova.

Pressionado, Nakano não ofereceu resistência a Panis em Montreal

Pressionado, Nakano não ofereceu resistência a Panis em Montreal

Para Nakano, o problema de Panis estar em último era que ele era o penúltimo. Na volta 6, Ukyo Katayama (Minardi) sofreu um acidente e obrigou a entrada do safety car. Na relargada, na volta 9, Shinji abriu para Olivier superá-lo. O francês foi fazendo uma corrida de recuperação, enquanto o japonês perseguia Jarno Trulli (Minardi). Mesmo com o pior carro da Fórmula 1, o italiano segurava o nipônico com maestria.

Na volta 18, Panis para nos boxes e cai novamente para último. Mais lento, Nakano voltou a enxergar Olivier em seu retrovisor. Na volta 30, o francês passou de novo o japonês, assumindo o 13º lugar. A partir de então, Shinji tentou acompanhar seu companheiro de equipe, e não fazia feio. Com um ritmo razoável, se mantinha próximo do francês.

Em 1997, Shinji conquistou dois pontos; desempenho não o segurou na Prost

Em 1997, Shinji conquistou dois pontos; desempenho não o segurou na Prost

Conformado, Nakano veria uma reviravolta completa acontecer na volta 51. Na oitava posição, o japonês se deparou com o Prost de Panis no muro de Montreal. Não só isso: David Coulthard (McLaren), que liderava a prova, foi aos boxes e enfrentou problema na troca de pneus. Resultado: de oitavo, subiu para sexto lugar na volta 52. O forte acidente de Olivier era sério. O francês quebrou as duas pernas. Com isso, a direção de prova deu a bandeira vermelha, interrompendo o GP na volta 54. Vitória de Schumacher, seguido por Jean Alesi (Benetton) e Giancarlo Fisichella (Jordan) – era o primeiro pódio da vida do italiano.

E Nakano? Foi para os boxes com um ponto no bolso. O desempenho se repetiria na Hungria, quando obteve mais um sexto lugar. Shinji somou dois pontos na Prost em 1997. Apesar disso, Alain dispensou Nakano e o motor Mugen Honda. O japonês correu em 1998 pela Minardi, sem sucesso algum. Em resumo: correu na categoria máxima do automobilismo porque tinha suporte financeiro, só pontuando por obra do acaso.

Advertisements

Sobre contosdaf1

Desde 1981, um amante de automobilismo. E veio desde o registro, quando no cartório seu pai foi questionado se queria colocar o nome "Willians" no garoto. "Esse é o nome de uma escuderia. Pode dar problema para ele no futuro", disse a escrivã. Hoje em dia, a equipe Williams voltou a se destacar, enquanto o menino segue o destino. Jornalista, nascido em Santos, cobriu os GPs do Brasil de 2005 a 2009 em Interlagos pelo jornal A Tribuna. Acompanha a Fórmula 1 religiosamente desde 1986. Pretende fazer isso até seus últimos dias. Afinal, o faz desde o primeiro.
Esta entrada foi publicada em Canadá, Giancarlo Fisichella, Jarno Trulli, Jordan, Ligier, Mônaco, McLaren, Minardi, Montreal, Olivier Panis, Prost, Shinji Nakano, Ukyo Katayama, Williams. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s